Tuesday 1 December 2015

Magisch Maastricht



Magisch Maastrich - assim se vai chamar a capital do Limburgo durante a quadra natalícia.

Foi a  primeira vez que fomos ao Mercado de Natal de Maastricht.
Dos três mercados que visitámos no passado fim-de-semana, este foi o único onde estivemos à noite: no Sábado, quando chegámos e no Domingo, antes de regressarmos a casa.


Maastricht é maioritariamente católica, como são as cidades a sul (Hertogen Bosch, Breda, Tilburg, Eindhoven) dos grandes rios (Mosa, Escalda e o Reno). 

Basiliek van St Servaas



Gostámos muito das iluminações, que punham em evidência a beleza e a riqueza do imenso património histórico  da cidade. Maastricht é a segunda cidade neerlandesa com maior número de monumentos históricos nacionais (Rijksmonumenten).



A foto abaixo foi tirada de carro, já no Domingo à noite. Fiquei com imensa vontade de voltar a Maastricht para explorar melhor a cidade.  Esta foi a nossa segunda visita. A primeira já foi há uns aninhos. Temos de lá voltar. Quem sabe pelo famoso Carnaval...



A foto abaixo já é do "castelo" onde se vendem as decorações do Natal, no Mercado. Aqui, comprámos um guizo em forma de bola de Natal, para pendurar na árvore. E como gosto muito de anjinhos, comprámos um também.



O Mercado de Natal tem lugar na praça principal da cidade, o Vrijthof.



As esplanadas estavam cheias, com um ambiente muito gezellig: festivo e acolhedor.
Mas nós optámos por jantar no Mercado de Natal, como sempre fazemos (fotos no próximo post).



Foi uma noite muito boa, com muito riso, boa disposição, na cidade que leva o nome do rio que a atravessa: o Mosa (Maas em neerlandês). O nome "Maastricht" deriva do Latim "Mosae Trajectum", que significa literalmente o trajecto/caminho do Mosa.



Era impossível não ficar contagiada com a alegria da cidade, mas o frio começava a apertar e eram 9 horas da noite quando fomos dormir - já andávamos a passear desde as cinco da tarde (ou melhor dizendo, da noite...). Entretanto, a viagem de Almere até Maastricht durara 2h40. Mais, entre Almere e Utrecht ainda apanhámos fila. Mas tivemos sorte: o sol acompanhou-nos na viagem e não choveu.



Última nota: Embora neste mercado não tivéssemos encontrado os objectos decorativos de Natal artesanais que encontramos nos  mercados alemães, foi o mercado de Natal neerlandês que mais gostei até agora.


16 comments:

Sami said...

Os mercados de Natal europeus sao muito interessantes. Lembro-me de visitar alguns quando viviamos na Alemanha ha muitos anos atras. E de beber gluhwein (vinho quente com especiarias) para aquecer.

Presépio no Canal said...

Sami,

Gosto muito de gluwein e bebi 4 canecas neste fim-de-semana. ;-)

bea said...

Eu nem fazia ideia de que houvesse pelo mundo um negócio de tal tamanho a rodear o Natal. Mas admito que possa ser bonito - o Natal é cheio de beleza, carregamo-lo de coisas apetecíveis e agradáveis à vista. Talvez também sirva o espírito de confraternização entre os homens. Ou seja em simultâneo, um apelo à solidariedade com quem precisa mais que nós.
Tem umas belas fotos:). Caprichou.

Love Adventure Happiness said...

Gostei muito de Maastricht das duas vezes que lá fui... E agora ainda deve ser mais bonito ;)

Presépio no Canal said...

Bea,

Obrigada. :-)

Gosto muito dos mercados de Natal, sobretudo dos alemães, onde há muitos artesãos a trabalhar ao vivo: bolas em vidro, peças do presépio em madeira, etc.
Neste link, encontra a lista dos mercados de Natal alemães:
http://www.germany-christmas-market.org.uk/

Presépio no Canal said...

Vera,

Se puderes dar lá um saltinho, aproveita. Há muitos eventos a decorrer no âmbito do Magisch Maastricht, que vai durar o mês todo de Dezembro. ;-)

Margarida Elias said...

Gostava de ir a um mercado destes, deve ser bem giro. Muitos beijinhos!

Presépio no Canal said...

Margarida,

Uma boa opção, quando tiveres oportunidade, é vir por Eindhoven que fica mais próximo de Maastricht e cujos vôos até são mais em conta. Depois, apanhar o comboio até Maastricht (que é próximo). Quanto a alojamento, há um sítio muito em conta onde ficar e que é catita para casais com filhos (foi onde ficámos).
Bjinho! :-)

João Menéres said...

Bela descrição e muito boas as fotos, Sandra.
As árvores têm uma iluminação de que gosto muito !
Aqui no Porto ( dei uma volta por várias ruas no centro ) as iluminações estão muito pobrezinhas e sem nada de artístico.
Será consequência da crise ?
O certo é que o movimento nas ruas é enorme !

Um beijo e fico à espera de ver o jantar.

Presépio no Canal said...

Obrigada, João! :-)) Que bom que gostaste!
Da crise, não me parece...
Nestas paragens, faz-se assim: compra-se um conjunto de luzes de qualidade que é utilizado ano após ano, enquanto estiver em condições. Já cá vivo há 8 anos e o conjunto é sempre o mesmo (não é um novo todos os anos, que implica muita despesa) e assim temos luzes bonitas ano após ano.
Fico contente por saber que o movimento nas ruas está animado. :-) Alegra logo a quadra e é bom para a cidade e o comércio local.
O jantar foi muito típico dos mercados de Natal. ;-) Só "facadinhas" na dieta...
:-))
Beijinho amigo. :-)

bea said...

Obrigada. Já vi vários e é uma tradição alemã pelos vistos. Ou será de todos os países do norte da Europa, talvez (as coisas que não sei). Há na verdade lugares muito bonitos à face da terra. Cristo nasceu num país quente, mas fica tão bem haver assim o Natal em lugares frios!:). Espero que as pessoas não esqueçam a sua razão de ser. Que nunca a esqueçam. Tenho algum receio que o mais importante fique para trás.

Presépio no Canal said...

Bea,

É verdade. O importante é não esquecer que o Natal festeja o Nascimento de Jesus e o seu significado. E amar o próximo como a nós mesmos durante todo o ano, estando presentes e ajudando, na medida das nossas possibilidades.

Curiosidade: a Árvore de Natal é de origem alemã (segundo aprendi) e foi levada para Portugal pelo marido da Rainha Dona Maria II, que era alemão e primo direito do Príncipe Alberto, marido da Rainha Vitória de Inglaterra, que, por sua vez, também levou a Árvores de Natal para lá.

MR said...

Passeios de fazer inveja. :-)

Presépio no Canal said...

MR,

É vir. :-)

Por Eindhoven, os vôos são mais em conta e fica mais próximo. E se ficar no sítio onde nos alojámos, passa aqui, um fim-de-semana supimpa! ;-)
Bom dia! :-)

bea said...

Amar o próximo como a nós mesmos é de uma exigência tão radical que eu diria que as religiões já prevêem nos seus preceitos a infracção:)); Cristo, até ver, foi um só.

Presépio no Canal said...

Bea,

Pode ser difícil de almejar, mas tentar, com plena consciência das nossas imperfeições, acho positivo. :-) Sempre nunca conseguimos, mas se formos conseguindo de vez em quando, muitas vezes com pequenos gestos, já não é mau. :-)