Tuesday 25 November 2008

Aachen's Cathedral


A Catedral de Aachen é considerada pela UNESCO Património Mundial da Humanidade, desde 1978, tendo sido uma das doze primeiras edificações humanas a receber essa distinção.

Trono de Carlos Magno

From Aachen - Catedral


"Ao segundo piso da capela, todo ele orientado visualmente para o centro aberto do octógono, tem-se acesso através das escadas existentes nas duas torres do deambulatório. Neste segundo nível, onde iniciava a área do soberano, encontra-se o trono de Carlos Magno. A primeira impressão ao observar o trono é que se trata de um trono simples, demasiado simples para um imperador. Uma observação mais cuidada revela uma estrutura composta por peças de mármore que possivelmente teriam estado antes noutro lugar ao serviço de outra função. Os seis degraus (em número igual aos degraus do trono de Salomão descrito no Antigo Testamento) são formados a partir de elementos de um antigo pilar. O trono em si é composto de placas de mármore, possivelmente originárias de algum pavimento da Roma Antiga, apoiado em suportes igualmente toscos. A possível razão para esta “colagem de retalhos” será talvez o desejo de se utilizar material proveniente de algum lugar antigo e sagrado para o cristianismo."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Aachen

O Candelabro Barbarossa no interior do Octógono (Capela Palatina, século IX)

From Aachen - Catedral


Sobre a Capela Palatina que data da época de Carlos Magno...

"Os seus elementos são reveladores de que a construção da capela é também uma antecipação dos objectivos políticos de Carlos Magno, uma espécie de propaganda política. A capela deverá ser a imagem da Nova Jerusalém, Carlos Magno o representante de Deus na Terra, e Aachen a segunda Roma. A escolha de uma planta de oito lados não é acidental, mas sim uma escolha consciente e repleta de significado. O número oito simboliza o poder celestial na Terra, o dia após o séptimo dia da criação, a ressurreição de Cristo e o começo da perfeição. A figura geométrica octógono, já símbolo da perfeição desde a Antiguidade, vem reforçar o simbolismo anterior. É a fusão entre o infinito, o céu (círculo) e a a área delimitada, os quatro pontos cardeais terrenos (quadrado)."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Aachen

O Relicário dos Ossos de Carlos Magno

From Aachen - Catedral


No comments: