Thursday 13 November 2008

NL 1º lugar Euro Health Consumer Index

Os Países Baixos estão em 1º lugar na classificação dos sistemas de cuidados de saúde,num estudo efectuado em 31 países europeus, divulgado pela Health Consumer Powerhouse, em Bruxelas, noticia hoje o Jornal de Notícias.Estamos a falar do Euro Health Consumer Index,estudo efectuado anualmente,desde 2005.

Este estudo avalia seis áreas:

direitos e informação dos pacientes;
e-Saúde;
tempo de espera para tratamento;
resultados;
variedade e alcance dos serviços prestados;
produtos farmacêuticos;

O meu comentário:

de acordo com a minha experiência, o tempo de espera nos serviços de saúde é mínimo.Os centros de saúde e as urgências geralmente estão vazios ou com meia dúzia de pessoas.

Parece-me que o estilo de vida poderá explicar esta situação:

eu acho que os neerlandeses são pessoas muito positivas,que levam a vida com mais calma (entram às 8h no trabalho,saem às 17 h).Aqui não se confunde tempo de presença com eficiência.Têm trinta minutos para almoçar geralmente no refeitório da empresa ou levam comida de casa. Assim, não perdem hora e meia ou 2 horas em almoços nos centros comerciais, como tantas vezes vi em Lisboa.
Fazem mais desporto,nem que seja pelo facto de andarem muito de bicicleta.
Também gostam de caminhar,velejar, montar a cavalo.
Eu não noto neles o discurso do herói-vítima como em Portugal:" Eu trabalho doze horas por dia,não sou como aqueles que saem às cinco da tarde, se não fosse eu como é que isto seria,blá,blá...".
Esquecem as despesas de saúde inerentes a um mau estilo de vida:aumento de AVC`S, ataques cardíacos,cancros,depressões, obesidade...

Também gosto do facto dos nossos dados médicos estarem todos informatizados.
Qualquer médico,enfermeiro e famacêutico, em qualquer parte dos Países Baixos,tem acesso imediato aos mesmos.Não tenho de passar pela questão da fichinha antes de aceder aos cuidados, ali,contorcida de dores e de pé,como sabemos...

Gosto do facto da farmácia só me dar a dose que eu necessito.Acho uma gestão de recursos muito boa.Temos de pensar que há muita gente a necessitar de medicamentos por esse mundo fora...

Gosto muito das instalações de saúde aqui,todas bonitas,parecem hotéis,pelo menos,aqui em Almere...

Nunca tive um dentista tão bom como aqui. Fez-me uma cirurgia que nem dei por "ela" (que já devia ter feito em Portugal,e qualquer dos dentistas que consultei em Lisboa disse que eu ia sofrer um bocado,então,adiei).Nunca vi uma radiografia tão boa da minha boca.Gosto muito do facto do seguro pagar a percentagem que me é devida, quinze dias depois da consulta.Não é como a minha mãe que espera meses pela comparticipação da ADSE...

Foi aqui que a minha helicobacteri pylori foi descoberta através de um exame respiratório.Um ano antes, eu tinha-me queixado com dores ao meu médico de família em Portugal que me mandou fazer uma radiografia ao estômago e nada acusou.
Eu continuei com dores,até que cheguei aqui e resolvi o assunto.

Também acho justo pagar 50 euros ao dentista,caso falte e não avise.Parece-me bem.Há que respeitar o tempo das pessoas.

Aspectos que não gosto e me irritam:

Análises com vácuo;não vale a pena pedir com agulhas porque dizem que não têm e que não fazem;

Não existir medicina privada faz-me imensa confusão.Tenho mesmo que passar pelo médico de família e ir ao Hospital para ter uma consulta da especialidade.Só que eu gostava de me sentir livre para escolher os médicos.
A questão da empatia e da escuta activa são importantes numa relação médico-paciente. Pedir para mudar de médico no hospital legalmente é possível, mas há muita resistência a isso,e acaba por ser uma situação embaraçosa,chata...

Irrita-me não haver várias policlínicas;ou vou à do hospital ou não há nada para ninguém.Eu gostava de ir a uma onde as análises fossem com seringas,por exemplo...

Irrita-me a fixação com o paracetamol, uma certa ligeireza na forma como se fazem os diagnósticos,"isso deve ser ...não é preciso radiografia,vá para casa e descanse" como foi do meu marido quando caiu do parapeito da janela abaixo.
Ficou com dores no pé e nem uma muleta lhe deram...

Irrita-me não me darem os meus exames médicos,nunca os vi,vão directos para o médico que não os mostra...continuo a achar esta situação muito esquisita...

Irrita-me ter de pagar duas consultas se precisar de uma consulta de 20 minutos;uma consulta equivale a 10 m.

Não sinto que valorizem muito os check-ups e a medicina preventiva...

Como será nos outros países nórdicos? Também será assim?...não faço a mínima ideia...

Fica aqui o link para ver com mais tempo e pormenor.

http://www.healthpowerhouse.com/files/2008-EHCI/EHCI-2008-index-03.pdf

No comments: