Thursday 18 December 2008

Palace Linderhof

Sábado, dia 13 de Dezembro de 2008, à tarde

Mandado construir por Luís II da Baviera, Linderhof fica situado no meio de uma cadeia montanhosa.

From Linderhof

From Linderhof

Este Palácio foi inspirado no Palácio de Versalhes que Luís II da Baviera visitou em 1867. Linderhof é um monumento ao Absolutismo. Posso dizer que os interiores nos impressionaram mais que os de Versalhes!!!

O Palácio foi o único que ficou concluído em vida do soberano. E era o refúgio, por excelência, do Rei.

From Linderhof


Gostei muito do jardim em socalcos e do lago. O jacto da fonte, que atinge os 30 metros de altura, derrama-se sobre um conjunto escultórico revestido a ouro cuja figura central é a Deusa Flora.

Contudo, nós não pudemos ver as esculturas, pois estavam cobertas por protecções de madeira por causa da neve.

No entanto, pudemos apreciar o Templo de Vénus...

From Linderhof

No Vestíbulo do Palácio, onde tem início a visita, há uma estatueta equestre de Luís XIV de França. Uma auréola de sol decora o tecto (Luís XIV era o Rei-Sol) onde se lê a divisa dos Bourbons: “Nec Pluribus Impar” ( “Superior a Todos”).

Luís II da Baviera considerava-se o sucessor espiritual de Luís XIV de França.

Seguimos em direcção à Sala Oeste das Tapeçarias, também conhecida por Sala da Música.

Passo a citar o Guia dos Palácios: “...domina a profusão de cores dos murais e dos assentos. As pinturas murais, que produzem o efeito de tapeçarias, bem como os tecidos que revestem os assentos, fabricados pela Manufacture Nationale des Gobelins, de Paris, reproduzem cenas da vida em sociedade e pastoris do universo rococó.” (pág. 20).

Na mesma sala, podemos observar um intrumento de música, que combina piano e harmónio, ricamente ornamentado, e um pavão de tamanho natural em Porcelana de Sèvres pintada. Esta ave, juntamente com o cisne, era um dos animais preferidos do Rei.

Entra-se seguidamente no Gabinete Amarelo, todo ele em prata, amarelo e azul-cinza, e acede-se à Sala das Audiências, na qual se encontra a mesa de trabalho do Rei com um conjunto de acessórios de escrita revestidos a ouro. O Baldaquino emoldura e encima a mesa de trabalho, em veludo, bordado a fios de ouro.

Passamos ao Quarto de Dormir do Rei. Concebido por um pintor de cenários para Teatro em 1871, é a maior divisão do Palácio. Situa-se no eixo central do edifício, com vista sobre as cascatas a norte.
O Candelabro de Cristal costumava iluminar o Aposento com as suas 108 velas!!!!
A “Alegoria da Manhã”, que representa o carro solar de Apolo, é o belíssimo fresco do tecto por cima do leito e o Baldaquino de Veludo em azul Real impressiona!

Ao lado do Quarto de Dormir do Rei, situa-se o Quarto de Vestir.
É o Gabinete Cor-de-Rosa, em forma de ferradura e decorado em tons pastel.

Segue-se a Sala das Refeições em traçado oval e em tons de vermelho. O Centro de Mesa é uma peça com delicados botões de porcelana de Meissen. Lindo!
O Rei tomava as refeições sozinho e não queria pessoas à sua volta. Daí que a mesa era composta no piso inferior, e depois içada.

Segue-se a Sala Leste das Tapeçarias e por fim a magnífica Sala dos Espelhos.

Enormes espelhos, embutidos em painéis brancos revestidos a ouro, enganam os visitantes, ao criarem uma série ilusória de compartimentos!!!Fabuloso! A Sala é prolongada até ao Infinito!!!

Os Jardins oferecem mais para ver, nomeadamente, o Quiosque Mourisco, mas isso só no Verão!

Quem sabe um dia...

From Linderhof

From Linderhof

A guia foi excelente (visita em inglês) e a comida do restaurante muito boa.

De charrete até ao Palácio...

From Linderhof


Para ver mais fotos, clicar aqui.

No comments: