Wednesday 17 December 2008

Neuschwanstein

Domingo,14 de Dezembro de 2008, à tarde:

Visita ao Castelo Neuschwanstein.

From Neuschwanstein (Fachadas)

Este Castelo, mandado construir por Luís II da Baviera, fica situado no cimo de um rochedo íngreme, sobranceiro ao Alpsee e à Garganta do Pollat.

Just beautiful!

From Neuschwanstein (Exteriores)


A paisagem circundante é deslumbrante!

A Ponte "MarienBrucke":
ponte suspensa de 92 metros de altura, mais antiga que o Castelo, e a cascata do desfiladeiro com 45 metros.

From Neuschwanstein (Exteriores)

A construção do Castelo iniciou-se em 1869 e ficou concluída em 1886.

O Castelo de cinco andares evoca os cenários de Richard Wagner com os Heróis e as Lendas alemãs da Idade Média: Lohengrin, os Mestres Cantores, o Graal de Percival.

Luís II da Baviera tornou-se num fervoroso admirador de Richard Wagner após assistir a uma representação de “Lohengrin” no Teatro da Corte em 1861, data a partir da qual se tornou seu mecenas.

Homem solitário, esteve quase a casar com uma irmã da célebre Sissi.

A 9 de Junho de 1886, foi declarado incapaz para governar por uma delegação estatal. Quatro dias depois, morre em circunstâncias misteriosas, junto ao Lago Starnberg. Tinha 41 anos.

As dependências que vimos foram as seguintes:

O Átrio.

A Sala do Trono:

Foi concebida como a Sala do Santo Graal de Percival. É uma sala em estilo bizantino, inspirada na Hagia Sophia (Sagrada Sabedoria) de Constantinopla. É constituída por dois pisos.
Gostei muito das colunas em lápis-lázuli ,do semi-círculo de ábside dourada e da escada em mármore branco de Carrara.
O Trono nunca chegou a ser colocado em cima do estrado. Esta Sala ficou concluída no ano em que o Rei morreu (1886).
A sala possui ainda um magnífico candelabro de latão revestido a ouro, em forma de coroa bizantina, com 96 velas. Pesa 900 kilos.

A Sala de Refeições:

É revestida a painéis de carvalho e está decorada com pinturas que evocam imagens de trovadores e cenas do Castelo de Wartburg, na época lendária em que os Mestres Cantores competiam entre si (1207).

O Quarto do Rei:

De espírito neogótico, sobressaem os trabalhos em talha.Aqui trabalharam 14 marceneiros em 4 anos e meio. Impressiona a filigrana do leito do monarca.
Cenas de Tristão e Isolda decoram o Quarto.Uma delas sobre o Baldaquino do Lavatório: “Tristão e Isolda no Jardim do Castelo da Cornualha”. À direita, sobre o leito: “Tristão despede-se de Isolda”.
A modernidade e o conforto da época também se fazem representar aqui, pois o lavatório estava equipado com água corrente proveniente de uma fonte localizada acima do castelo.
Não se esqueçam de vislumbrar a paisagem maravilhosa da janela da varanda!
E já agora, perguntem por portas secretas....

O Oratório:

Situa-se junto ao Quarto do Rei e é consagrado a Luís IX de França (São Luís).

O Quarto de Vestir:

Com cenas diversas dos “Mestres Cantores”. Na mesinha do centro, podem ver a belíssima caixa de jóias do rei.

A Sala do Rei:

É dedicada a “ Lohengrin”, a figura do cavaleiro do cisne.Uma pintura mural representa “O Milagre do Graal” e a outra “A Chegada de Lohengrin a Antuérpia”. O motivo do cisne está representado também nos reposteiros, nos bordados a fios de ouro dos estofos de seda e na talha dos painéis.

O Gabinete de Trabalho:

Daqui se entra na Gruta Artificial que o Rei mandou construir. Esta gruta tem estalagmites e estalactites.A partir da gruta temos acesso ao Jardim de Inverno envidraçado do qual se vislumbra uma linda paisagem.

A Sala dos Cantores:

Esta sala ocupa toda a ala oriental do quarto andar. As pinturas murais inspiram-se nas cenas da Lenda Medieval de Percival. A sala é magnífica e aqui se realizam diversos concertos musicais.
A visita guiada termina aqui.

A Cozinha:

Está conservada na íntegra e impressiona pela sua funcionalidade e modernidade.
Possui condutas de água corrente quente e fria e espetos rotativos automáticos.

Já que falamos em cozinha, o restaurante onde almoçámos:

From Neuschwanstein (Exteriores)


Notas:

A visita foi guiada em inglês. A guia foi simpática e precisa no que disse e manifestou-se disponível para mais questões. Aplaudimo-la no final. Contudo, a visita pareceu-me um bocado “corrida”. O Castelo tem muita afluência, sobretudo no Verão. Talvez seja o hábito de andar depressa. Reparei também na tosse e garganta irritada da guia. Acontece quando falamos muitas horas seguidas.

Nós estacionámos o carro no parque de estacionamento do Castelo junto aos restaurantes e posto de informações. Contávamos ir de autocarro até ao Castelo, mas na bilheteira disseram-nos que naquele dia não havia autocarros.
Poderíamos ir a pé (30 minutos) ou de charrete (10 a 15 minutos).
Esperámos pela charrete. À sétima, entrámos. Notava-se que os cavalos já estavam muito cansados. Pagámos cinco euros por pessoa.

From Neuschwanstein (Exteriores)

Perdemos a visita das 15h10 e tivémos de ir falar com uma funcionária que nos reagendou para as 15h50.
Ao terminarmos o nosso “tour”, já não havia charretes para nos levar até lá abaixo, e tivémos de descer com cuidado porque o caminho estava escorregadio.
Um bocadinho complicado se chove ou neva, sobretudo, para casais com crianças ou velhotes com mais dificuldade de locomoção.
Nestes casos, parece-me melhor apostar nas visitas da manhã, pois aí conseguirão apanhar uma charrete. Fica o alerta.

A caminho e para compensar, fotografámos o Castelo de Hohenschwangau, mandado reconstruir pelo pai de Luís II da Baviera.

From Neuschwanstein (Fachadas)

Não é permitido fotografar ou filmar os interiores do Castelo.
Por isso, só temos fotografias das fachadas e da paisagem circundante.

No comments: