Tuesday 30 December 2008

Paleis (Palácio) Het Loo

Uma sugestão para o próximo ano: o Palácio Het Loo.

From Paleis Het Loo


Este é o caminho até lá...a pé...

From Paleis Het Loo


Fomos na passada tarde de Domingo, curiosos para ver a exposição dedicada aos brinquedos da Família Real.

Desde a época da Rainha Guilhermina , passando pela infância da sua filha, Rainha Juliana, pela da sua neta, a actual Rainha Beatriz, e dos filhos desta,o Príncipe Herdeiro Guilherme-Alexandre e os dois irmãos, e das filhas de Guilherme, Amália,Alexia e Ariadne...

É uma viagem ao mundo maravilhoso dos brinquedos ao longo de um século, que culmina com a magnífica casa de bonecas,"Het Kleine Loo" ("O Pequeno Loo"),especialmente criada para as filhas de Guilherme-Alexandre, o Príncipe Herdeiro.

As pequeninas já não podem viver e brincar no Het Loo como a bisavó Juliana, pois a trisavó Guilhermina, determinou que o Palácio iria para o Estado, após a sua morte.
Mas a casa de bonecas é linda!

Esta exposição está patente até dia 22 de Fevereiro.
Por isso, se passarem pelos Países Baixos, não deixem de visitá-la.

O Palácio tem ainda um belíssimo Jardim Barroco por onde podem passear ...simetria perfeita, esquema axial, parterres com fontes, tanques e estátuas. Muito bonito!

From Paleis Het Loo

Neste momento e até dia 4 de Janeiro próximo, há árvores de Natal decoradas com frutos (laranjas, maçãs, limões), biscoitos, fitas e velas, nas diversas salas do palácio.

From Paleis Het Loo


Cheira tudo tão bem. Muito bom!

As mesas estão dispostas com bonitos centros florais e prontas para a Ceia de Natal.

Não pudemos fotografar os interiores (excepto, o átrio), por isso, cliquem aqui para aceder ao site que também está em inglês.

Bom passeio! :-)

From Paleis Het Loo

2 comments:

PNLima said...

Que vontade com que eu fiquei de passear por aqui! Adoro brinquedos antigos e ver esta exposição deve ter sido fantástico! Pena é que o Museu do Brinquedo de Sintra tenha encerrado portas. Adorava ir lá, especialmente ao "sotão" ver todas as bonecas mais antigas, algumas com casinhas.
As árvores de Natal também deviam ser lindas!

Presépio no Canal said...

Paula,

Também tive muito pena quando soube do encerramento do Museu do Brinquedo. Até me pareceu mentira uma coisa assim...Um espólio tão rico. Gostava de lá ir de vez em quando, quando ia a Sintra.
Nunca mais voltei ao "Het Loo" - quem sabe, voltamos lá este ano. :--)