Sunday, 30 March 2014

See you in September, D!


O sol tem brilhado muito por aqui....:-)

E, na sexta-feira, recebi (finalmente!) ordem de soltura da Vitamina D + Cálcio (tenho estado a tomar a dose aconselhada às pessoas com mais de 70 anos, mesmo no Verão). A partir de Maio e até Setembro, e na condição de me estender ao sol 45 minutos por dia, já estou livre da maçada e da despesa dos comprimidos. Ontem, estava tão contente, que dancei, aqui em casa, durante uma hora, ao som destes meus queridos pequenos. ;-)



Bom Domingo! Boa Primavera!

Thursday, 27 March 2014

Das cartas de hoje


Embora, sem a mesma magia do toque e do cheiro do papel, os emails,  que são as cartas de hoje, podem, também, ser muito belos e plenos de afecto. Os que envio e recebo são, geralmente, longos, devido à ânsia da partilha. É como querer "condensar o mundo num só grito", como dizia Florbela Espanca, e que, o atropelo nas palavras e na pontuação, por vezes, tão bem evidencia. Não posso deixar de salientar, a ternura dos emails escritos aos bocados, à medida que as janelas do tempo se abrem para um sentar de novo, mais um teclar outra vez.

Durante esta semana, quase ao mesmo tempo, recebi emails muito queridos, autênticos retratos de quotidiano, pela preciosidade dos pormenores, tão valiosos, quando não estamos lá para partilhar, ao vivo e a cores, tudo o que está acontecer. Igualmente preciosos e belos são também aqueles que, em duas linhas, expressam uma profunda saudade e um profundo desejo de estarmos juntos.

Sem prévia autorização de ninguém, mas acreditando que não se importarão, tomei a liberdade de copiar alguns trechos, que expressam esse viver da amizade à distância, que se tornou parte da bagagem, quando, um dia, decidimos partir.

Aos meus amigos, um beijinho daqui! :-)

Este trecho da P., prima do meu marido, deliciou-me pela beleza poética das palavras. Tive aquela sensação deliciosa de estar à janela, a ler uma verdadeira carta, como antigamente...

"..e justamente li o teu mail após uma caminhada até ao farol e regresso pelo passeio de madeira e subida pelas escadinhas do jardim. é inevitável agora que passo por ali, pelo rest. Atlântico e pelas traseiras do Oriental fica assim uma saudade para que voltassem já de novo.
[...]
Bem nao me alongo mais. imagina se estivesses aqui acho que íamos falar ate a meia noite...
[...]
...venham de férias e ficam cá a dormir. (era muito bom). Nós íamos gostar muito."

Da M., minha grande amiga, que tem estado sempre lá para mim e com quem partilho muitos interesses. 

"Foi muito interessante o workshop que fiz e lembrei-me de ti algumas vezes."

Da A., geralmente curtos (os dela) ;-), mas muito profundos no afecto e na cumplicidade que nos une. Acho que, se pudéssemos, corríamos o mundo juntas e seria rir até ao final...

"...deixa-me dizer-te que penso muito nas nossas conversas e gargalhadas."

Da L., a minha afilhada. Coisas nossas...:-))

"Desculpa não ter respondido mais cedo, pois sempre que a minha mãe me lembra eu esqueco-me, mas agora lembrei-me. Gostei muito da tua encomenda, mas tive uma surpresa quando vi os postais que trouxeste da eurodisney. Porque não te digo mas tu já vais perceber."


Da L., minha comadre e amiga desde os tempos de adolescência. Temos ambas paixão por soluções de organização de espaços e trocamos emails de antologia também. Este trecho fez-me sentir lá, em casa dela (mais uma vez).

"Tudo ok ?
Já tava com saudades tuas :-)
[.....]
Assim ... mais um pequeno passo nas arrumações lá de casa! Com a sapateira ficamos com sitio: em baixo: para por os sapatos que elas levam no dia seguinte (e que geralmente deixam espalhados pela sala); em cima: para por as mochilas malas de todos que usamos todos os dias e que em geral ficavam pelo chão ou espalhadas pelas mesas e cadeiras."

Da M., que vive na Polónia. Conheci-a cá, nos Países Baixos, e tive imensa pena quando regressou ao seu país de origem. A vida de expatriada também é isto: aceitar que, mais tarde ou mais cedo, há partidas e despedidas.

"Actually the previous email I wrote in two days because I started at night , B. woke up and I had to go, and finished in the morning next day :)"


Da R., a minha amiga da Catalunha, que conheci nas aulas de holandês e com quem tenho partilhado momentos muito bons. A vida de expatriada também é isto: marcar encontros e passeios, entre as viagens ao país de origem e à família.

"Ik heb over je gedacht! Ik ga morgen naar barcelona voor 5 dagen!!! Daarna kunnen we zeker afsprekken!! Ik heb zo veel zin in!! Groetjes! Tot ziens!! "  ( A minha amiga diz que tem pensado em mim, irá para Barcelona 5 dias, e que, com certeza, depois, marcamos um encontro, que ela tem muita vontade que nos vejamos.)


Amizade, para mim, é isto: respeito mútuo, atenção e cuidado, o genuíno desejo e preocupação que o outro seja feliz, o gostarmos de nós como somos, individualmente e em conjunto. Sentir que vale a pena.  E que vive e perdura, apesar da distância, mesmo com emails escritos, por vezes, aos soluços e aos bocados,  mas que afagam, como mantas de retalhos, quem os recebe...

Daí que, tenha achado engraçado também, receber este forward, igualmente esta semana, de uma outra querida amiga, a M., com quem, depois, se seguiu uma conversa bem mais pessoal:

Aprendi que quem não te procura não sente tua falta, 
E quem não sente a tua falta, não gosta de ti.
Que a vida decide quem entra na tua vida,
Mas tu decides quem fica.
Que a verdade dói uma vez apenas, e a mentira dói sempre.
Por isso, valoriza quem te valoriza,
E não trates com prioridade quem te trata como opção.


Um beijinho grande aos meus amigos!!! Sou muito grata pela vossa amizade!!






Tuesday, 25 March 2014

E durante as caminhadas é assim...





Nota Discordante

Porque razão sorri a Natureza à minha volta?

Reparem na discordância...

É como um grito de revolta
que se solta
por aí fora... ...

e não encontra obstáculo para o eco...


Fernando Namora, in 'Relevos' (1937)



A Sombra, "Manhã de Primavera"





Sunday, 23 March 2014

Um vinho branco do Vale do Ródano



E porque as coisas boas são para se partilhar.... ;-)

Este fim-de-semana, provei um vinho branco que me deliciou: Mas des Bressades Cuvée Excellence White 2012da região de Nimes (Vale do Ródano, França). Adorei o sabor a madeira de carvalho e a forma como se prolongava na boca. Um vinho suave, que me soube incrivelmente bem.
Eis a descrição, de acordo com o site dos produtores:

"Cuvée Excellence White 2012 
AOC Costières de Nîmes, Rhône Valley 
Grape varieties : Roussanne 70% Grenache Blanc 10% Viognier 20%
Vinification : Fermentation in new oak barrels. No malolactic fermentations.
Aging : 5 months in barrels on lees with regular "batonnage".
Tasting : Golden limpid colour. Intense nose of lemon, flowers and almonds. Great complexity in the mouth with a lot of freshness, incredible length."

Este video mostra-nos a beleza da região sul do Vale do Ródano e ao minuto 4:31, podem ver e ouvir o produtor do Mas des Bressades Cuvée Excellence White 2012, Cyril Marès.

 

Tenham uma boa semana!

Friday, 21 March 2014

As Eleições Locais de 19 de Março



No dia 19 de Março, decorreram as eleições locais nos Países Baixos. Achei que seria interessante abordar este tópico, pois há algumas diferenças de processo relativamente a Portugal. E, já agora, aproveito a oportunidade para partilhar mais um pouco sobre a actual realidade política neerlandesa.

As Eleições Locais

Onde e quando

Nos Países Baixos, as eleições costumam decorrer num dia de semana. Neste caso, foi na passada quarta-feira. O horário também é mais alargado, até às 21:00. O local de voto não é uma mesa já pré-determinada pelo nosso número de eleitor e a nossa freguesia de residência, mas sim, um local escolhido por nós, que tanto pode ser a câmara, a biblioteca, a estação de comboios, a escola mais próxima, etc, ou seja, aquele que nos fôr mais conveniente.

O stempas

Nos Países Baixos, não há exactamente um cartão de eleitor como o nosso, que podemos utilizar a cada eleição, seja ela de que tipo fôr. O cartão que nos permite votar aqui é o stempas, o qual nos é enviado pela autarquia, na proximidade de cada acto eleitoral. Se, por qualquer razão, não pudermos ir votar, mas nos quisermos fazer representar por alguém, basta preencher e assinar a autorização (volmachtbewijs) que consta no verso do stempas. Ao contrário do nosso cartão de eleitor, o stempas não volta connosco para casa, devendo ficar na mesa de voto.




O Boletim de Voto

A mesa de voto também não nos entrega três boletins, como acontece em Portugal, dado que não estamos a eleger três orgãos municipais distintos (Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia). A mesa entrega-nos somente um boletim de voto, onde cada partido apresenta a sua lista de candidatos ao Conselho Municipal, e nós escolhemos aquele que mais se identifica connosco.
A imagem abaixo reproduz a réplica do boletim de voto que recebemos em casa, dias antes das eleições, a explicar como votar. A imagem demonstra bem que, em Almere, havia muitos candidatos por onde escolher...



O Presidente da Câmara e os Vereadores

Conhecidos os resultados eleitorais, ficamos a saber quais os deputados que foram eleitos para o Conselho Municipal e que, nessa qualidade, irão posteriormente eleger os vereadores  (wethouders).
Já o Presidente da Câmara (Burgemeester) é nomeado pelo Governo por um período de seis anos, embora as eleições locais se realizem de quatro em quatro anos. 
Juntos, burgemeester e wethouders, irão formar o Executivo Camarário, conhecido como "College van burgemeester en wethouders".

Escolher em consciência

Para ajudar à nossa escolha eleitoral, a autarquia disponibiliza, no seu site, informação sobre as propostas de cada partido nas diversas áreas de responsabilidade municipal , bem como, informação relativa aos candidatos de cada partido (podem ver aqui um exemplo). Além disso,  na internet, há uma outra ferramenta à disposição que dá pelo nome de Kiescompas. Neste site, começamos por seleccionar a nossa autarquia e seguidamente, respondemos a um conjunto de 30 questões que nos ajudam a situar politicamente. As perguntas são relativas às várias áreas de intervenção da autarquia e algumas delas são muito precisas, porque dizem respeito a questões concretas do município. Se respondermos "Mee eens" significa que concordamos, já "Niet mee eens" que não concordamos e "Geen mening"" sem opinião. De seguida, podemos comparar as nossas respostas com as posições de cada partido, além de nos ser facultado um gráfico com o resultado final.

Os Partidos

Há vários partidos locais candidatos às eleições autárquicas, mas aqui só vou mencionar os partidos com expressão a nível nacional e mesmo assim, só os mais conhecidos.

PVDA (Partij van de Arbeid)

É o Partido Trabalhista e que, neste momento, faz parte da coligação governamental. Foi o maior derrotado, na noite de quarta-feira, com uma quebra de 6% (de 15% para 9%), perdendo a primazia em cidades como Amesterdão, Roterdão e Haia. Faz parte deste partido o actual  presidente do Eurogrupo e Ministro das Finanças dos Países Baixos, Jeroen Dijsselbloem.

VVD (Volkspartij voor Vrijheid en Democratie)

É o partido Conservador-Liberal. Faz parte também da coligação governamental e também teve menor número de votos na noite de quarta-feira, com uma quebra de 2% ( de 15% para 13%). O actual primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, faz parte deste partido, bem como a actual presidente da autarquia de Almere, Annemarie Jorristma.

CDA (Christen Democrat Appel)

É o partido Democrata-Cristão. Quando chegámos cá, em finais de 2007, e até Outubro de 2010, era este partido que liderava o governo, sendo, então, primeiro-ministro, Jan Pieter Balkenende.
Nestas eleições, os resultados do CDA mantiveram-se estáveis.

PVV (Partij voor de Vrijheid)

É o partido anti-islâmico de Geert Wilders. Tem maior expressão em Almere (onde ganhou 9 lugares e é a maior força política) e Haia (onde é a segunda maior força política). Neste momento, é a quarta maior força política dos Países Baixos.

D66 (Democraten 66)

É o partido Social-Liberal e foi o grande vencedor da noite de quarta-feira, ganhando em Amesterdão, Utreque, Haia, Enschede, Groningen, Wageningen, Amersfoort, Haarlem, Delft, Leiden, Zoetermeer, Apeldoorn e Tilburg.

As Eleições deste ano (resultados)

Os quatro melhores resultados em Almere (nos.nl)

PVV: 9 lugares;
D66: 6 lugares (subiu 6%);
PVDA: 5 lugares (desceu 5%);
VVD: 5 lugares (desceu 3%);

Os quatro melhores resultados nacionais (nos.nl)

CDA: 18 % (1495 lugares)
VVD: 13% (1075 lugares)
D66: 10% (809 lugares)
PVDA: 9% (799 lugares)

Vocabulário útil relativo às eleições:

deelnemen (participar)
gemeenteraadverkiezingen (eleições para o conselho municipal)
inwoner (habitante)
kandidaten (candidatos)
partijen (partidos)
raadlid (deputado municipal)
stem (voto)
stembureau's (mesas de voto)

NB: Se alguém desejar acrescentar mais alguma informação que lhe pareça útil, por favor, disponha.

Thursday, 20 March 2014

Olá, Primavera!



Com votos de uma excelente Primavera para todos vós! A minha música preferida das aulas de Zumba...

Enjoy!





Primavera é sinónimo de renascimento. O que estão os meus amigos e leitores a fazer para renascer, ou seja, para estarem mais felizes e com mais saúde? ;-)
No meu caso pessoal, porque estou com excesso de peso, fui a uma consulta de Nutricionismo e, neste momento, estou a fazer uma dieta específica que já me está a dar mais energia e me faz sentir mais leve. Intensifiquei as caminhadas, que passei a fazer diariamente e inscrevi-me nas aulas de Zumba, que estou a adorar! O meu metabolismo é muito lento e como tenho 43 anos estava a ficar ainda mais vagaroso... Vamos lá, então, dar-lhe um senhor empurrão, que tenho muitos quilinhos a perder este ano...

Boa Primavera!!

Friday, 14 March 2014

Tuesday, 4 March 2014

Bruxelas: Parc du Cinquantenaire


Parc du Cinquantenaire, 1880

Este parque celebra os 50 anos da independência da Bélgica face aos Países Baixos (Revolução Belga,1830)



Arco Triunfal, 1905




Museu Real das Forças Armadas e de História Militar fica situado neste parque. Não visitámos. Fiquei-me só pela apreciação da arquitectura.


No Parque, havia muita gente a fazer jogging ou, simplesmente, a passear.
Mas também havia (e muito bem!) quem aproveitasse para namorar...;-)






Os Pássaros do Paraíso. Enjoy!

Sunday, 2 March 2014

Em Bruxelas: Catedral de São Miguel e Santa Gúdula


No post anterior, partilhei convosco, que tínhamos ido passar uns dias a Bruxelas. A primeira vez que visitámos a cidade, foi na Primavera passada, embora não tenha feito menção aqui, no blogue. No entanto, só desta vez, visitámos a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula. Quem me acompanha há mais tempo, sabe que, quando visito um monumento fora de Portugal, acho sempre interessante salientar alguma ligação /referência do mesmo ao nosso cantinho à beira-mar plantado. Gosto muito de procurar "pontes" entre o nosso país e os que visitamos.

Nesta fotografia, estávamos estendidos numa das chaise-longues em frente à Catedral. Gostei muito do conceito: dá para descansar depois de uma caminhada e apreciar a arquitectura do monumento com mais cuidado e detalhe.



A beleza dos vitrais do século XVI desta Catedral chamou, desde logo, a minha atenção e, entre todos, não poderia deixar de destacar este, que representa Dona Isabel de Portugal ( Lisboa, 24 de Outubro de 1503 - Toledo, 1 de Maio de 1539) e o Imperador Carlos V do Sacro Império Romano-Germânico ( Gante, 24 de Fevereiro de 1500 - Cáceres, 21 de Setembro de 1558).

Carlos foi declarado Rei de Espanha (Carlos I), em 1516, na Catedral de Santa Gúdula, em Bruxelas. Ele era filho de Joana, a Louca, e por conseguinte, neto e herdeiro dos Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão. No entanto, a sua infância e juventude foram passadas nos Países Baixos. O seu pai, Fernando, o Belo, era  filho de Margarida, Duquesa de Borgonha.



Este vitral  situa-se no transepto norte da Catedral. Eis a sua descrição, conforme consta no site da Catedral: "Stained-glass window by Jean Haeck (master glass-worker from Antwerp) made in 1537 from drawings by Bernard Van Orley, 16th-century painter from Brussels who introduced the first Renaissance features to our provinces. It depicts Charles V and his wife Isabelle of Portugal in adoration in front of the Holy Sacrament; they are accompanied by Charlemagne and Elisabeth of Hungary."

Dona Isabel de Portugal era filha do Rei Dom Manuel I, o Venturoso e mãe de Filipe I de Portugal (Filipe II de Espanha). A imensa beleza desta princesa portuguesa foi imortalizada por Ticiano ( link do quadro).


No mesmo vitral, o Escudo representando a União entre as duas Casas (Aviz e Habsburgo).


E, num outro vitral, os Escudos, por inteiro, de ambas as Casas.



As relações entre estas duas Casas eram estreitas e significativas. Dom João III de Portugal, irmão de Isabel, casou também na Casa de Habsburgo, em 1524, com Catarina de Áustria, irmã de Carlos V. Por outro lado, a última esposa do Rei Dom Manuel I (entre 1518 e 1521), havia sido a irmã mais velha de Carlos V e Catarina de Áustria, Leonor de Espanha. A bisavó paterna de Carlos V, mãe do Imperador Maximiliano I do Sacro Império Romano-Germânico, pertencia também à Dinastia de Aviz, a princesa Leonor de Portugal.