Thursday 10 September 2015

Estaremos ao pé do piano (II e final)


Na Dam Square, onde fica o Palácio Real, apanhámos o eléctrico 9 em direcção a Diemen. Durante a viagem, ainda vislumbrámos pelas janelas, a Sinagoga Portuguesa e a entrada do Artis (o Zoo). Uma vez que o nosso objectivo era ir até à Brouwerij 'T IJ, saímos em Alexanderplein. No caminho, junto ao canal, um Heron, que não se fez rogado à fotografia, muito pelo contrário...

Um Heron



Brouwerij'T IJ

Onde se juntou a nós, alguém que a S., depois, em troca de emails privados comigo, achou que estava com ares de "um bom pirata" e de "um bom malandro". Ri-me imenso. Eles já não se viam há muito tempo, de facto (quando a S. veio, este ano, a Almere, o passeio foi só comigo e quando fomos a Portugal, em Fevereiro, só saímos com o irmão e a mãe dela, pois ela estava em Eindhoven).
Esta ida à cervejaria 'T IJ foi para mostrar um moinho tipicamente holandês ao primo dela, o J. - não havia tempo para ir até Zaanse Schans (iriam seguir para Eindhoven ainda nesse dia). Mas foi uma boa estreia - o De Gooyer é o moinho mais alto dos Países Baixos.

O interior da cervejaria





Eram 17h30, quando saímos. Desta vez, o percurso já foi feito de carro. Tínhamos mesa marcada para jantar às 18:15, no Bazar (uma antiga sinagoga convertida em restaurante islâmico), num dos bairros mais queridos da cidade, pelo seu carácter boémio e cosmopolita, o De Pijp, considerado o Quartier Latin de Amsterdam.

Restaurante Bazar na Albert Cuypstraat, rua onde fica o mercado mais famoso da cidade.
Aqui, o primeiro andar, onde jantámos.




(foto da S.)

A S. e o J. gostaram muito do restaurante.
O prato para os 4: Bizar Bazar de carne (vaca, frango, kofte, borrego)



Os acompanhamentos
ensopado de borrego com grão e tabbuleh (salada com menta, salsa, tomate, bulgur)


(foto da S.)

Antes do jantar, ainda fomos ver os violinos em cascata do Conservatorium HotelVejam que linda fotografia a S. tirou com o telemóvel! Love it!



A caminho de lá, e ao acaso, uma descoberta: as Zevenlandenhuizen (As Casas dos Sete Países), na Roemer Visscherstraat, uma série de casas contíguas, cada uma dedicada a um país (França, Alemanha, Rússia, Itália, Inglaterra, Espanha e Países Baixos). A arquitectura de cada uma delas remete para o país representado. Estas casas fazem parte do Quentin England Hotel (muito confortável, a avaliar pelo site). Datam de 1894, são da autoria do arquitecto Tjeerd Kuipers (1857-1942) e foram mandadas construir pelo banqueiro San van Eeghen que desejava trazer o charme de locais distantes para a cidade de Amsterdam.

Esta é a da Rússia.
Mas ainda pretendo lá voltar e fotografar as restantes com mais calma.




O dia terminaria com uma volta, também não planeada, pela Leidsepleindevido a um engano no caminho, e que permitiu aos nossos amigos, antes de os deixarmos na Estação Central, onde partiriam para Eindhoven, vislumbrar pelas janelas do carro, os célebres candeeiros em estilo Art Deco do Café Américain...



20 comments:

Sami said...

Adorei o candelabro de violinos. Ainda ha tanta coisa para eu ver numa proxima visita, vou ja comecar uma lista! Obrigada Sandra.

João Menéres said...

Gostei do HERON, mas não me convides para o Bazar Restaurant ( sou muito limitado no que como...), dos violinos em cascata do Conservatorium Hotel, fiquei com muita curiosidade de ver as casas dos sete países ( agora só me faltam ver seis...) e gostei muito também dos candeeiros do Café Américain !

Belo passeio que me proporcionaste, Sandra !

Um beijo grato.

Presépio no Canal said...

De nada, Sami. :-) O que puder ajudar, já sabe, é só dizer.
Fico feliz que tenha gostado e tenho a certeza que, da próxima vez, se há-de divertir tanto ou mais como da última. Ainda por cima, com a sua filha por cá, tem uma guia mais que privilegiada e conhecedora. ;-)

Presépio no Canal said...

João,

Convidar-te-ia na mesma e sairias de lá a gostar tanto como os nossos amigos. ;-) A comida portuguesa também tem influência islâmica e acho que irias apreciar: carne tenrinha, acompanhamentos saborosos (o ensopado de borrego estava delicioso - quase que rapei o tachinho) :-)). A saladinha leve e fresca... Muito bom.

Beijinho grande e obrigada pela tua visita e palavras tão amigas.
Je t'adore!

João Menéres said...

Se o dizes, acredito que no Bazar Restaurant não ia ficar mal.

Beijos, querida Sandra.

Love Adventure Happiness said...

tenho imensa curiosidade em experimentar o Bazar... Tive para lá ir uma vez mas depois mudámos de planos.
Em português essa ave chama-se Garça :p

Beijinhos e obrigada pelas excelentes partilhas, como sempre ;)

Presépio no Canal said...

Olá, Vera!

Nós gostamos muito do Bazar e eles têm menu em Português (simpático).

Escrevi "Heron" porque não tinha a certeza se era mesmo uma garça ou um socó
(são dois tipos de heron, segundo percebi, mas não tenho a certeza, visto não ser a minha área e por isso optei pela denominação "geral"). Este aqui parece-me mais um socó, por causa do bico (será assim a diferenciação? não sei, mas fiquei intrigada...).

Margarida Elias said...

Gostei sobretudo pássaro - não conhecia esta espécie. Bjns!!

Presépio no Canal said...

O pássaro era mesmo engraçado, Margarida. Só queria que o visses a fazer pose para a fotografia. Achei tanta graça! Tão giro! :-))
Bjns!!

Love Adventure Happiness said...

A diferençiação de aves é mais complexa do que se pensa...

Heron será ;)

Agnes said...

Vou anotar isto tudo para experimentar na próxima visita a Amesterdão :) Em relação ao teu pedido, fiz um post com os restaurantes em Londres que vou publicar amanhã, talvez mais alguém ache útil! Beijinhos*

Presépio no Canal said...

Agnes, excelente ideia!! Muito obrigada! É muito querido da tua parte fazeres isso. Dá muito jeito levar algumas sugestões de avanço, just in case. Amanhã, passarei pelo teu cantinho. Valeu! ;-)
PS: Obrigada por seguires este cantinho também.

Agnes said...

De nada, foi com todo o gosto! Espero que sejam minimamente úteis, acho sempre muito pessoal sugerir restaurantes mas pode ser que sirva pelo menos de inspiração :)

Presépio no Canal said...

Claro que sim. E por serem pessoais, é que são mais interessantes. ;-)

isabel tiago said...

Boa noite Sandra

Venho fazer um agradecimento rápido pela sua visita mas para a semana virei aqui com mais tempo para poder ver tudo com mais atenção. Adorei o pássaro!!!
Bom fim de semana.

Isabel Tiago

Presépio no Canal said...

Olá, Isabel!

Que visita boa!

Cá a espero!

Beijinhos e bom fim-de-semana!

ana said...

Achei lindo o candeeiro, Sandra.
Beijinho. :))

MR said...

Que belo passeio! E tb comia o jantar, só substituía o bulgur por couscous no tabulé. Não gosto de bulgur.
Bom domingo!

Presépio no Canal said...

Beijinho, Ana! :-)

Presépio no Canal said...

Obrigada, MR. :-)
Também gosto muito de couscous.
Boa noite de Domingo!