Wednesday 21 October 2015

B Juice e Marañon


A amizade é isto:

Encontro a meio-caminho, em Amsterdam, porque uma mora em Almere e a outra em Haia.

S. de Almere convida S. de Haia para lanchar na Pompadour, apesar de estar em dieta rigorosa por motivos médicos, com o objectivo de levar a amiga a um sítio bonito, onde ela possa relaxar um pouco (é mãe de uma criança de 1 ano) e conversarem mais tranquilamente.

S. de Haia, quando lá chega, encantada que fica com a sala e a pastelaria em exposição, diz generosamente: "Vamos antes a outro local onde possas comer ou beber alguma coisa que não só um chá.", compra um saco de bolinhos para o marido e topa logo ali em frente, "um sítio onde podemos beber um smothie ou um sumo", o B JuiceVejam aqui os sumos deliciosos que eles têm.



Este cantinho, inicialmente vago, quando entrámos, depressa ficou ocupado, enquanto pedíamos no bar. Fomos então para a rua e sentámo-nos a beber o sumo, num banquinho em frente a uma loja de roupas.



Um pouco mais tarde, já no Canal Singel, junto ao mercado das flores, S. de Haia, que procurava um local onde as duas pudessem lanchar, vislumbra a Marañon, uma loja de redes, que serve esta deliciosa salada de Papaia com sumo de lima. Sentámo-nos, por fim, a uma mesa, muito embora interrompida a conversa, com um telefonema de Portugal.



Gostei muito de estar aqui, rodeada pelo colorido das redes e da conversa com a S.
Uma e outra a precisar muito de descontrair, embora por motivos diferentes.



Um abraço forte foi a nossa despedida em frente à Centraal Station,  já o frio apertava e o corpo pedia casa. Fez-me bem ter encontrado com a S., com a luminosidade do seu olhar e do seu sorriso. E sei que ela gostou do nosso encontro, que lhe fez bem, pelas palavras que trocámos, quer em frente à Centraal Station, quer depois, por email.

As fotos são dela, tiradas com o telemóvel, que o meu já precisa de substituição e não tem funcionado como deve ser.

Ficam também estas duas sugestões para quem procura lanches mais saudáveis em A'dam ( que não sejam croquetes, batatas fritas ou bolos).

14 comments:

João Menéres said...

Só lá para o fim do dia ou à noite, poderei ver e comentar.
Bj.

Presépio no Canal said...

Beijinho, João! :-)

Sami said...

Uns smoothies muito apetitosos! Que bom poder encontrar-se com amigas para se descontrairem.

Margarida Elias said...

Boas ideias ! :-) Bjns|

Presépio no Canal said...

Sami, lá isso é verdade. :-)
Moramos em cidades diferentes (tenhos amigas em Amsterdam, Haia, Maastricht, Baarn, Zeist, etc), mas arranjamos sempre maneira de nos encontrarmos, nem que seja por uma horinha. Ainda no outro dia foi assim, no Seafood, no Spui, em A'dam, com uma amiga que está em Maastricht. Ginástica e "elasticidade" típica de emigrante, diria. ;-)

Presépio no Canal said...

Margarida,

Tenho de descobrir mais uns sítios assim. Pode ser que apareça por aqui alguém a dar mais uma ou outra sugestão. ;-)
Bjnhos!

João Menéres said...

Finalmente, Sandra, cá estou !
Vi as fotografias da tua amiga que são muito boas em todos os aspectos.
Mas deliciei-me com a tua descrição !
Já odisse e repito : escreves maravilhosamente bem, com leveza, mas sem deixar qualquer pormenor que dá paladar ao que nos serves !

Com que então, duas S na Holanda...

Um beijo muito amigo de quem te deseja o melhor.

Presépio no Canal said...

Obrigada, João!! :-)
Muito generoso, o teu comentário.
Tudo de muito bom também para ti.Tens um espírito incrível e assim é que é! Dás vida aos anos! :-) Os teus filhos devem sentir um enorme orgulho do pai. :-)
Muitos beijinhos!!

Os olhares da Gracinha! said...

Conviver em lugares agradáveis é ouro sobre azul! Bj amigo e os registos estão bons! Bj

Presépio no Canal said...

So true, Graça! :-)
Beijinho amigo!

João Menéres said...

Têm dado permanentes provas, Sandra !
Mas a Mãe merece muito mais do que o Pai !!!

Presépio no Canal said...

João,

A Mãe deve ser uma pessoa muito especial por ter conseguido criar uma família tão bonita e unida. Muitos Parabéns, porque não é tarefa fácil e nos dias que correm, então...
Beijinho muito especial ao feliz casal! :-)

GL said...

Sandra, bom dia!

Que gratificante ler/ver este post.
Muito bonitas as fotografias e os espaços visitados, mas aquilo que mais me encantou foi a Amizade que se adivinha entre vós, duas amigas que o são de verdade, que partilham momentos e sentires e vivências.
A Amizade é isto, e quando verdadeira é um dos mais bonitos sentimentos que existe.:)

Bom Domingo.
Beijinho.

Presépio no Canal said...

É verdade, GL. Tenho encontrado boas e sinceras amizades por aqui.
Aqueles que emigram de locais distantes (o caso da minha amiga), ou cujos pais já faleceram ou não têm saúde para apoiar (o meu caso), ou somos casadas com conterrâneos (os dois casos aqui), num país onde não é habitual ter empregada doméstica (é caro e ambas não temos), a Amizade torna-se ainda mais importante e especial- é a única rede de afectos e apoio que temos. Vamo-nos valendo uns aos outros, com risos, beijinhos, abraços, escuta, ajuda e ajeitando as coisas, de modo a que nos possamos encontrar e falar com alguma frequência. E é tão bom!
Grata pelo seu comentário, GL, que muito apreciei.
Gosto muito de si, mesmo sem conhecê-la pessoalmente. :-)
Continuação de Bom Domingo!