Sunday 4 October 2009

Parabéns Portugal!

Amanhã, dia 5 de Outubro, Portugal está de Parabéns! O nosso país completa 866 anos de vida como Estado independente e soberano!



A 5 de Outubro de 1143, foi assinado o Tratado de Zamora entre Dom Afonso Henriques e o seu primo, o Rei Afonso VII de Leão e Castela, em que este reconheceu a independência de Portugal.

No entanto, no nosso país, não se comemora oficialmente a data da sua fundação!
Não acho normal...

Dom Afonso Henriques, o nosso primeiro Rei está sepultado na Igreja de Santa Cruz-Panteão Nacional, em Coimbra.
A igreja é linda, merece uma visita, e o túmulo do nosso primeiro Rei também ;)
Foi com Dom Afonso Henriques que a nossa História começou....

Amanhã, a Real Associação de Coimbra, irá oferecer uma missa em honra de Dom Afonso Henriques.
Dom Duarte Pio de Bragança, bisneto do Rei Dom Miguel I, e por isso, descendente directo, e legítimo representante do primeiro Rei de Portugal, irá estar presente.

...

Conhecem as diversas bandeiras portuguesas desde o tempo de Dom Afonso Henriques até à actualidade? :)

Vejam aqui esta caneca que comprei junto ao Castelo de São Jorge, em Lisboa :)

From Coisas Minhas


From Coisas Minhas



.....

Portugal comemora também este ano os 900 anos de Dom Afonso Henriques, sendo 1109 o ano que reúne maior consenso para datar o seu nascimento. No entanto, actualmente, não há certezas nem quanto ao dia, nem quanto ao mês.

Os CTT (Correios) celebraram a data com a emissão de um selo e um bloco filatélico, dedicados ao primeiro rei português. O lançamento foi feito em simultâneo no dia 24 de Junho em Guimarães, Viseu, Coimbra, Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada.

Ainda consegui adquirir um exemplar do bloco filatélico, através da minha querida amiga, Maria de Menezes, do Blog A Família Real Portuguesa :)

From Coisas Minhas


Obrigada, Maria :)

Sempre é uma forma de comemorar, não só o nascimento de Dom Afonso Henriques, mas também a data que me permite hoje, dizer-me portuguesa :)
Para mim, esta sim, é a data mais adequada para festejar o Dia de Portugal, não o 10 de Junho....

PARABÉNS PORTUGAL!

(all the links are for english articles from wikipedia)

11 comments:

LiLi M. said...

Hello Sandra! Nice to meet you! Thanks for visiting my blog. You asked me where to buy these pink ribbon bracelets. I have bought them at Didi, the fashionstore. You can find a store locator here:
http://www.didi-fashion.com/stores.html
Welcome in the Netherlands, I haven't seen yet how long you are here, but I haven't welcomed you, so that is apropriate anyway! I'm going to scroll through you blog and I hope that we meet again here in blogland. Enjoy your Sunday!

Castles Crowns and Cottages said...

Sandra dear,
You get the best National Geographic clips to teach us about your pays natal. The history is so rich and the pictures evoke centuries of events that are both chilling and beautiful! Is there a Moorish influence in the architecture, as found in Spain? The cathedrals and structures are unlike anything I have ever seen, with just enough of a difference to make them unlike Spanish or French or Italian. Beautiful! Bisous, Anita

Presépio no Canal said...

Dear Lili,

thank you for your answer :) I know DIDI:) I will go there tomorrow. Thank you so much ;)

Cheers :)

Sandra

Dear Anita,

yes, there is a mourish influence in some architecture in Portugal, like in Palacio da Pena in Sintra ;)

also we have an architecture style that is only portuguese. We called it Manuelino from our King Manuel I (XV/XVI centuries) ;)

I am glad that you appreciate the video :)

Bisous, ma cherie :)

Margarida Elias said...

Apesar da formação em História só agora notei a coincidência das datas do 5 de Outubro - Nascimento de Portugal e proclamação da República. Nem sabia que D. Afonso Henriques nasceu neste dia. Por certo que os Republicanos pensaram nisso quando marcaram a revolução para essa data... E dá uma oportunidade para quem é monárquico de comemorar o 5 de Outubro.
Sei que é monárquica e queria dizer-lhe que hoje vai haver uma festa azul e branca em Lisboa. Vai o meu tio e a minha mãe. Depois conto como foi.
Por outro lado, parabéns pelo «selo» que por certo merece!
E quanto ao layout do blog Ilustração Antiga, fui buscá-lo a um blog que é The background fairy. Tem coisas lindíssimas.
Bjs!

Presépio no Canal said...

Margarida,

mil desculpas se te induzi em erro. Dom Afonso Henriques nao faz anos amanha. So o Tratado de Zamora. Vou alterar a minha frase que induz a esse lapso.
Quero saber tudo Margarida, adoraria la estar nessa festa ;)
A Monarquia seria uma opcao tao mais barata para Portugal que e um pais em dificuldades economicas.
Aqui, a Rainha, o filho e a nora custam aos contrinbuintes um terco do que custa a nossa Presidencia, e nao estou a contar os custos com os anteriores presidentes que temos de continuar a manter...
O trabalho do seu tio na RAL tem sido inestimavel.
Parabens!
Beijinhos.
Sandra

Anita said...

Portugal foi de fato um dos primeiros estados nacionais europeus; pena que poucas pessoas saibam disso. Uma historia riquissima, um passado de imperio colonial cujas descobertas mudaram a face do mundo conhecido.

Presépio no Canal said...

Exactamente, Anita, Portugal é o país com as fronteiras mais antigas da Europa...e protagonizou a primeira globalizacão...;)
Obrigada pelo comentário :)

Maria Menezes said...

PARABENS PORTUGAL! VIVA O REI!
Gostei mais da 1ª caneca com as bandeiras de Portugal. Na 2ª consta lá um "trapinho" que não faz nada o meu gosto...

Beijinhos

Presépio no Canal said...

Sobre a Bandeira da República Portuguesa:

"Embora hoje em dia esteja profundamente enraízada no povo português, a Bandeira Verde-Rubra é rejeitada por aqueles que discordam da imposição sem consulta ao povo de cores historicamente alheias à identidade nacional, independentemente do regime de chefia de Estado em que o país viva, monarquia ou república. Os monárquicos, por exemplo, continuam a utilizar a tradicional bandeira liberal azul e branca de 1830.
Outro problema é a questão heráldica: nas regras da heráldica, o verde e o vermelho são dois esmaltes, e como tal nunca deviam entrar em contacto um com o outro (a heráldica permite apenas a justaposição de esmaltes e metais — ou seja, das demais cores com o branco/prata e o amarelo/ouro). Sendo assim, muitos estudiosos da heráldica consideram a bandeira portuguesa (bem como, por exemplo, as da Lituânia ou do Vaticano), como "erros heráldicos".

From Wikipedia.

Pessoalmente, acho a bandeira monárquica de 1830 mais bonita e mais fiel à nossa História.Basta olhar para as bandeiras anteriores.A actual destoa completamente. Carbonária e ideias iberistas à mistura? ;)
Mas esperar o quê, quando a Repúbica foi implantada por telégrafo, e constitucionalmente, não podemos referendar o regime?
Eu defendo a soberania do Povo, e se este é quem mais ordena, então que o regime seja referendado e se respeite a vontade expressa e conhecida, seja ela monarquia ou república (espero eu que a primeira, que é muito mais barata e supra-partidária).
Mas que seja o Povo a dizer de forma clara e inequívoca.Isso é que é verdadeiramente importante.

Beijinhos :)

isabel tiago said...

Boa tarde Sandra

Roubei-me um bocadinho para vir aqui dar uma espreitadela. Gostei do tema, da caneca e tudo o mais. O dia 8 de Dezembro era o meu Dia da Mãe quando eu era pequenina e ainda hoje me lembro do que senti quando mudaram esse dia para o primeiro Domingo de Maio. Pessoalmente penso que se Nossa Senhora da Conceição é a padroeira de Portugal, logo a imagem símbolo das mãe, não compreendo o porquê da mudança. Ainda que me expliquem muito bem, eu recuso-me a compreender.
Voltarei com mais tempo.

Isabel

Presépio no Canal said...

Concordo, Isabel, concordo :)
Beijinhos