Monday 3 August 2015

Oisterwijk e La Trappe


A convite da R., uma amiga nossa que está a passar dias de férias no Norte Brabante, fomos conhecer Oisterwijk, que fica a poucos quilómetros de Tilburg. Oisterwijk é verde e mais verde, ou não estivéssemos em zona de reservas naturais, protegidas pela Vereniging Natuurmonumenten (equivalente ao nosso Instituto da Conservação da Natureza).

Muitas mansões, por aqui, de  salas magníficas, de chão de madeira, tectos estucados, com motivos decorativos muito bonitos, paredes com painéis de madeira e armários embutidos, janelas amplas a formar recantos acolhedores, com Natureza a perder de vista...Lindas!
Vale a pena conhecer esta região...
As galerias de arte também são variadas e interessantes.

Mulheres elegantemente vestidas, ementas de almoço bem mais variadas, pessoas mais sorridentes e tranquilas, capelinhas aqui e ali, imagens da Virgem no exterior das igrejas.. Sim, chegámos ao Sul dos Países Baixos...


Oisterwijk, Noord Brabant

O lago junto ao coreto



Joanneskerk (Igreja de São João), 1927 (Arquitecto H.W. de Valk)

Esta igreja fica junto ao jardim do coreto e às esplanadas/restaurantes.



Creutzberg/ Van Dun 
Contemporary Art Galleries

Uma galeria a voltar, sem dúvida.

No jardim, logo à entrada, peças de vários autores, para venda. Uma das quais, esta:
Grande Alano in Piedi, (clicar no link do nome do autor Serge van de Put para ver mais peças suas nesta exposição).
(Site do Autor, onde podem ter uma visão maiis completa da respectiva obra )



Ali perto de Oisterwijk, na Eindhovensweg 3 (Berkel-Enschot), fica também a Abdij Onze Lieve Vrouw van Koninsghoeven (Abadia de Nossa Senhora das Quintas do Rei). Não chegámos a tempo da última visita guiada, mas aproveitámos para gozar a esplanada do jardim, uma tábua de carnes fumadas e outra de queijo do Brabante. 



Um gosto adquirido nos Países Baixos: acompanhar o queijo com mostarda. Gostamos muito, devo dizer.



Tudo delicioso e uma "facada na dieta" em grande estilo. Acompanhada, claro está, da minha La Trappe favorita, a Bockbier (considerada uma cerveja outonal). 
Na foto também, a La Trappe Puur (a "lourinha") e a Isid`or (laranja escuro), assim nomeada em honra do primeiro monge cervejeiro da Abadia.








Boa semana!!

10 comments:

APS said...

As "Trappe", na Bélgica, denunciam, normalmente, Cartuxas que, por cá também temos - em Évora. Que não tem cerveja, mas bons vinhos... que os frades tratavam-se bem, piedosamente..:-) A caridade começa por nós.
Uma tarde amena, por aí! O Sol, por cá, nublou-se.

Love Adventure Happiness said...

Também adoro queijo com mostarda e as bockbier e lentebier (cervejas de outono e primavera) :D
Andas a aproveitar bem os dias de verão para passear...

Presépio no Canal said...

Já aqui, o sol descobriu-se. Ontem e hoje, dois belos dias soalheiros.
Mas falando de monges e bebidas, há uns anos provei um licor que gostei muito, na Feira de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça. Chama-se Licor de Singeverga (https://pt.wikipedia.org/wiki/Licor_de_Singeverga). Comprei uma garrafa, na altura, até.
Já provou? É apreciador de licores?

Presépio no Canal said...

Vera, sem dúvida.
Fim-de-semana com sol, out. Finais de tarde bons, idem. Lição bem aprendida com os nativos. ;-))
Este Verão tem sido maravilhoso, muito bom: sem aquelas humidades elevadas, como em Verões anteriores, que cheguei a ir dormir para o quintal... Este ano, sim, tem dado para aproveitar muito mais...O ar está respirável, está-se bem. ;-)

Sami said...

Um local bonito para conhecer Sandra.
A primeira foto parece quase o quadro do Monet (water lillies).
Gostei muito do "caozinho" junto as escadas, escultura interessante.

Presépio no Canal said...

Que elogio tão querido, Sami!! Muito Obrigada! :-)
Gosto muito dos Water Lilies do Monet. São lindos!
O "cãozinho" é feito de borracha/pneus. Havia lá peças muito interessantes: ele captou muito bem o movimento dos bichos...

APS said...

Já tive a minha época de licores, que foi na adolescência, hoje, raramente bebo. O mais aproximado que frequento, agora, é uma ginjinha fresca, depois do almoço, ali pelas Portas de Sto. Antão.
Quanto ao de Singeverga, conheço, sim senhor, e é afamado. Ainda tenho uma garrafa por abrir, na "adega". Também conheço a Abadia, que não fica muito longe de Guimarães, e onde me tiraram uma fotografia, na infância.
Por cá, continua nublado, com aquele clima de trovoada, pegajoso e pesado...

Presépio no Canal said...

Gosto tanto de ginginha, APS (a minha tia-avó fazia uma muito boa) e logo nas Portas de St Antão, tão castiço...Sortudo! :-)
Gostava de ir à Abadia (li que tinha uma colecção única de borboletas). Mas, agora, só se for de carro, mais alguma vez. Na última, até estive lá perto (pernoitei na Casa de Sezim).
Parece que o tempo holandês resolveu ir até Portugal. Esperemos que para uma passagem muito breve...Que chova logo, para o sol brilhar de novo.:-)

MR said...

Hei-de experimentar queijo com mostarda. Alguma mostarda especial?
Para acompanhar queijo, prefiro vinho a cerveja e também não sou apreciadora de licores.
BOM DIA!

Presépio no Canal said...

MR,
Nós gostamos de mostarda com mel ou mostarda com sementes de mostarda. Geralmente, optamos pelas do Limburgo, da Marne. Talvez encontre no El Corte Ingles...
http://www.marnemosterd.nl/en/products/consumer-products/marne-limburg-mustard.html
BOM DIA! :-)