Wednesday 13 April 2016

Festival des Métiers da Casa Hermès



Este Domingo foi o último dia do Festival des Métiers da Casa Hermès, que teve lugar no Holandsche Manege, o edifício da mais antiga Escola Equestre do Reino dos Países Baixos. O dia estava radioso, a entrada no evento era grátis, logo seria uma pena não ir, especialmente, pela oportunidade de ver os artífices desta já centenária marca de luxo a trabalhar: a minúcia e a atenção aos detalhes na execução das peças, o uso cuidadoso dos materiais nobres (como a seda), e, sobretudo, o trabalho em equipa, para que tudo corra bem e tenhamos um produto final de grande qualidade e elevado sentido estético.

Panorâmica geral do espaço



Desta Casa,  que conta já com aproximadamente dois séculos de história, vieram vários artífices demonstrar o seu trabalho. Cada um deles estava acompanhado de uma intérprete de Neerlandês, que traduzia as perguntas dos visitantes e as respostas dadas por aqueles profissionais.

Eis algumas das hábeis mãos da Hermès

A incrustar diamantes



A montar um relógio de pulso




A costurar uma carteira



A finalizar uma gravata



A trabalhar no desenho dos lenços



A costurar as bainhas dos lenços



No video abaixo, podem ver como se faz manualmente cada um dos lenços da Hermès.




As fotografias tiradas no Domingo

A colocar a placa com os desenhos do lenço que vão ficar a vermelho ( o processo é idêntico para todas as outras cores do lenço)


A passar a tinta



A verificar o resultado



O produto final



O lenço no início dos trabalhos



Vários lenços da Hermès



No final desta demonstração, que teve o seu início às 18:00, e visto tratar-se do último dia, o senhor que estava a explicar como se tingiam os lenços, pediu uma salva de palmas individualizada para cada um dos artífices na sala, não esquecendo os organizadores, as intérpretes, os fotógrafos e os seguranças. Um encerramento muito caloroso e engraçado também, pois, alguns dos artífices, quando chamados, não perceberam porque estávamos a bater palmas, visto ainda estarem ocupados a falar com os visitantes, nas respectivas bancadas. Resultado: começavam também a bater palmas, mas sem perceber muito bem porquê, nos primeiros momentos. ;-))

10 comments:

bea said...

O trabalho que dá um simples lenço manufacturado!
Na Hermés, tudo é bonito. Dos aventais aos lenços, passando pelos funcionários que ali trabalham. Não me desagrava um avental daqueles, a alça atada com um nó :).

Francisco Manuel Carrajola Oliveira said...

Excelente trabalho e reportagem.
Um abraço e óptima Quarta-Feira.
http://andarilharar.blogspot.pt/

APS said...

As montras lisboetas da Casa, entre o Largo do Chiado e a Rua António Mª Cardoso, fazem o meu encanto, ciclicamente. Os preços é que me inibem de entrar..:-)
Boa tarde!

Margarida Elias said...

Os lenços são bonitos. Beijinhos!

Presépio no Canal said...

Bea,

Nem eu.Os aventais são giríssimos.
;-)

Presépio no Canal said...

Francisco,

Tão gentil! Muito Obrigada. :-)
Um abraço e boa Quarta para si também.

Presépio no Canal said...

APS,

Eu entraria na mesma...Se eles forem bons profissionais, vão responder com cortesia e solicitude ao seu interesse e a uma boa conversa sobre materiais, padrões, execução das peças...Já me aconteceu em várias lojas de marcas de luxo, onde não comprei rigorosamente nada. Hoje não compra, amanhã, quem sabe...E tenho ficado com a ideia que, às vezes, os vendedores gostam de falar com quem aprecia o belo, mesmo que não compre ( há quem compre só por ser de marca, nada mais - muito pouco interessante para quem gosta de falar sobre a história da Casa que representa ou a manufactura das peças). Já agora, o senhor que explicava a manufactura dos lenços tinha um orgulho do seu métier, que dava gosto...:-)
Boa tarde!

Presépio no Canal said...

Margarida,

Há lenços muito bonitos, mas o padrão de ramagens não está entre os meus favoritos. Mas vi uns padrões no site, que se pudesse, compraria os lenços...
Beijinhos!

MR said...

Presépio no Canal,
Também gostei desta reportagem. Podiam ter oferecido o lenço que saiu da prensa. :)

APS,
Também costumo olhar para as montras da Hermès, que são sempre giras, independentemente dos produtos da casa.

Presépio no Canal said...

MR,

:-)) Tão querida!Não,... sou uma mera aprendiz da escrita e da fotografia, ainda. Tenho muito que melhorar antes de publicitar o que ando a fazer na blogosfera.
Anyway, não gosto de ramagens, mas se me dessem a escolher o padrão...:-))
BFS