Sunday 18 October 2009

Speculaas

From Coisas Minhas


O meu lanche no final da tarde de quarta-feira...Soube bem depois de um dia longo...
Café de Cevada e Bolachas Speculaas com Lemon Curd, comprado na nossa viagem ao Reino Unido em Junho último :)

A Speculaas é uma bolacha típica da época do Sinterklaas (São Nicolau, o patrono das crianças) que se festeja nos Países Baixos no dia 5 de Dezembro, durante a Pakjesavond (Noite dos Presentes).

Uma vez que já estamos no Outono, já se encontram à venda, até porque o Sinterklaas está quase a chegar num barco vindo de Espanha...no ano passado, chegou aos Países Baixos, a 15 de Novembro, tendo o seu barco aportado aqui em Almere Haven...

As especiarias que se usam para fazer as speculaas são a principal característica distintiva destas bolachas. Trata-se de uma mistura de canela (8 partes), noz moscada, cravinho, gengibre em pó, cardamomo e pimenta branca. Para saber mais sobre a Speculaas, podem clicar no link.

Geralmente, sabe-me bem com o café :)
Desta vez, resolvi experimentar com Lemon Curd e gostei muito :)
Experimentem ;)

10 comments:

Castles Crowns and Cottages said...

Miam miam! I love lemon curd! As I was reading, again, there are so many words that I understand and recognize as having some similarities to both Spanish and French! Oh how a tea hour with you would be so much fun and a dream come true! Take care chèrie! Anita

Presépio no Canal said...

Lemon Curd is delicious, isn t it? :-)

I love Speculaas, too, the typical dutch cookie, of Sinterklaas :-)
I am glad that you understand :-)
The links are for english articles or plder posts... It is to help...
Bisous :)

Margarida Elias said...

Começo a pensar que tenho de ir à Holanda. Só me falta os meios, mas logo que possa, vou! E acho que vou tentar ir por volta desta época. Adoro o Natal e tudo o que tem a ver com o Natal - excepto bolo rei (porque não gosto de frutos cristalizados). Mas sou fã do Pai Natal. Então ele vai de barco para aí? queria ver. E já agora provar as bolachas... Bjs!

Presépio no Canal said...

Margarida, tenta ver a label dedicada ao Sinterklaas e ao Efteling tambem. Algo me diz, que especialmente o teu menino ia adorar ;) e a mae tambem, pois claro ;)

Unknown said...

Goes great with a warm mug of Chocomel. In one word: "Mmmmmmm!" :-)

Luisa said...

Deliciosas...!

Abraço

Boa semana
Luisa

VagaMundos said...

Mas que delicia de post :) As speculaas são de facto muito saborosas. E já aqui estão dois Vagamundos a aguar por elas :)
Beijinhos

PiXie said...

Hmmm speculaas!!! Tão bom :)

loucos e companhia said...

Olá!!! Vivi 2 anos na Holanda, em Spykenisse e em Vlaardigeen. Speculaas e pinda saus foram das melhores coisas que aí comi...Hum!!! As speculaas já consigo comprar cá no lidl, mas do molho de amendoim nem cheiro!!!
Vou voltar mais vezes...

Presépio no Canal said...

Ola!!
Bem -Vinda e Obrigada pela visita :)
Volta sempre :) Que te sintas sempre bem por aqui :)
Beijinhos